top of page
  • anacafe8

Isolamento social impacta saúde mental dos brasileiros e aumenta estresse

Estima-se que os transtornos mentais podem atingir até 40% da população em algum momento da vida




O isolamento social tem efeitos significativos para a saúde mental dos brasileiros, como o aumento do estresse e de transtornos mentais. Estima-se que os transtornos mentais podem atingir até 40% da população em algum momento da vida. Em entrevista ao Portal Por Dentro de Minas, o médico psiquiatra Marcelo Piquet e a psicóloga clínica Ana Café analisaram o assunto.


O médico Marcelo Piquet aponta que uma das razões para o aumento dos transtornos é o medo de contrair a doença e o receio diante das incertezas em relação ao emprego. Como consequência disso, o uso de substâncias lícitas e ilícitas passou a atingir 15% da população, principalmente os jovens, que buscam nas substâncias um meio de fuga.


"O impacto da pandemia, que chegou ao Brasil em 2020, ocorre devido a inúmeros fatores, e, todos eles, elevam o nível de estresse", enfatiza o especialista, que é diretor técnico do Espaço Village.


De acordo com a psicóloga Ana Café, diretora da Clínica Village, não se pode generalizar um motivo específico para que uma pessoa comece a fazer uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas, mas é possível dizer quando um dependente químico pode procurar ajuda. “O abuso de substâncias, como álcool, remédios, calmantes, cocaína e outras, pode causar ou piorar transtornos mentais, como depressão, ansiedade e doença bipolar.”


Segundo a especialista, entre as condições necessárias para o tratamento “está o afastamento provisório do modelo de convívio social anterior, um dos aspectos que mais gera resistência”. Para os dependentes que já estão em recuperação, ela pondera que o isolamento social provocado pela pandemia tem tido um efeito menos devastador.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page