Segundo o INSS, os transtornos mentais são a terceira causa de perícias médicas.
Uma média de 3% a 11% da população sofre de depressão, e o número de casos da doença tem aumentado cada vez mais no Brasil. Em entrevista ao Portal Empresas & Negócios, a psicóloga Ana Café abordou o assunto e orientou como as empresas podem agir para ajudar a saúde mental dos seus funcionários.
“Infelizmente, a depressão sempre fez parte da vida de muitos brasileiros, mas com a chegada da pandemia, o quadro de pessoas diagnosticadas aumentou e muitas precisaram se adaptar à nova realidade”, alerta a especialista em Tratamento e Prevenção do uso de drogas, Ana Café. “Ao falar sobre saúde mental, precisamos enxergar as consequências negativas dos distúrbios para as pessoas que sofrem deles e para a sociedade”.
A nova realidade afetou diretamente algumas empresas, que têm papel fundamental na vida dos seus funcionários. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os transtornos mentais são a terceira causa de perícias médicas.
"Estar bem consigo mesmo é uma vertente muito importante da saúde e é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Nesse sentido, as empresas precisam garantir um ambiente de trabalho saudável através de ações de caráter preventivo", considera Ana.
Ela ressalta também que a dinâmica social competitiva, a multifuncionalidade e a rivalidade podem trazer graves danos à saúde mental.
Kommentarer