• anacafe8

Saúde mental na pandemia

Desdobramentos e preocupações com a saúde mental transitam no cotidiano escolar


Como preparar educadores e alunos para o retorno das aulas? Desde o início do ano letivo em 2021, questões sobre os desdobramentos e preocupações com a saúde mental transitam no cotidiano escolar, tanto para educadores quanto para alunos.

A pandemia da Covid-19, em 2020, trouxe mudanças e adaptações que jamais esperávamos presenciar. Agora, é momento de pensar uma maneira de retomada sem que alunos e professores se sintam ainda mais inseguros por conta dos efeitos desse período desafiador.

Para avaliar o cenário e dar dicas importantes, a Revista Direcional Escolas ouviu a psicóloga clínica Ana Café, que considera que o ambiente escolar “precisa estar preparado para ser acolhedor, criativo e motivacional para todos, sem a imposição de limites muito rígidos ou cobranças desnecessárias”.

Segundo ela, priorizar questões mentais e comportamentais será imprescindível por meio da transversalidade de conteúdo. “É fundamental que a escola abra espaços para a escuta desses jovens, com grupos operativos, palestras informativas sobre ansiedade e depressão e debates.”

Durante esse período, em que ainda vivemos uma pandemia, a psicóloga ressalta ser preciso que todos estabeleçam um plano de acolhimento, o que nos ajuda a ter forças para seguir tomando todos os cuidados possíveis. “O momento é para usar a criatividade, a boa vontade e desenvolver atributos como coragem, persistência e permanência.”

Leia a reportagem completa em: Revista Direcional Escolas

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo