• anacafe8

O que é o transtorno de personalidade borderline?

Psicóloga avalia que pessoas borderline alternam entre momentos estáveis e episódios de ira, depressão e ansiedade



A síndrome conhecida como transtorno de personalidade borderline é caracterizada pelas mudanças de humor, medo de abandono e por comportamentos impulsivos, como, por exemplo, gastar dinheiro de forma exagerada ou comer excessivamente.

A síntese que melhor define essa personalidade é a intensidade de sentimentos. Para a psicóloga Ana Café, muitas pessoas que sofrem dessa síndrome alternam entre momentos estáveis e episódios de ira, depressão e ansiedade, manifestando um comportamento totalmente atípico.

A psicóloga explica que os sintomas começam a se manifestar ainda no período da adolescência e se tornam mais frequentes ao longo da vida adulta. Ana ressalta que, ainda hoje, a síndrome é confundida com uma doença, o que não se sustenta.

“Por vezes, esta síndrome pode até ser confundida com doenças como esquizofrenia ou doença bipolar, mas a duração e intensidade das emoções são diferentes. Para o diagnóstico preciso e a direção correta de tratamento, é fundamental a avaliação de um profissional”, afirma a psicóloga.

Sobre como identificar os sintomas de uma pessoa que sofre com a síndrome, Ana explica que os sinais são visíveis, devido à intensa instabilidade, à desregulamentação afetiva e aos sentimentos extremos, que variam no estilo “8 a 80”. “As pessoas com o transtorno borderline têm medo de serem abandonadas ou rejeitadas, e, por causa desse medo e da tentativa de não sofrerem, lutam para controlá-lo”, conclui.

Leia a reportagem completa em: Portal Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo